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1. Identificação
Tipo de ReferênciaTese ou Dissertação (Thesis)
Sitemtc-m21d.sid.inpe.br
Código do Detentorisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Identificador8JMKD3MGP3W34T/4AU8HBS
Repositóriosid.inpe.br/mtc-m21d/2024/03.19.02.10   (acesso restrito)
Última Atualização2024:05.09.18.46.43 (UTC) pubtc@inpe.br
Repositório de Metadadossid.inpe.br/mtc-m21d/2024/03.19.02.10.54
Última Atualização dos Metadados2024:05.09.18.47.15 (UTC) pubtc@inpe.br
Chave SecundáriaINPE-18824-TDI/3418
Chave de CitaçãoGlasser::EsMaAp
TítuloEstudo de manobras de aproximação entre veículos espaciais e asteroides utilizando controle de trajetória em malha fechada
Título AlternativoStudy of approximation maneuvers between spacecrafts and asteroids using closed-loop trajectory control
CursoCMC-ETES-DIPGR-INPE-MCTI-GOV-BR
Data2024-02-16
Data de Acesso09 maio 2024
Tipo da TeseDissertação (Mestrado em Mecânica Espacial e Controle)
Tipo SecundárioTDI
Número de Páginas190
Número de Arquivos1
Tamanho10076 KiB
2. Contextualização
AutorGlasser, Luan Henrique
BancaGonçalves, Liana Dias (presidente)
Rocco, Evandro Marconi (orientador)
Mota, Marcelo Lisbôa (orientador)
Celestino, Cláudia Celeste
Endereço de e-Mailluan.glasser@gmail.com
UniversidadeInstituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
CidadeSão José dos Campos
Histórico (UTC)2024-03-19 02:12:16 :: luan.glasser@gmail.com -> pubtc@inpe.br ::
3. Conteúdo e estrutura
É a matriz ou uma cópia?é a matriz
Estágio do Conteúdoem andamento
Transferível1
Palavras-Chavemanobras de aproximação
asteroides
(8567) 1996 HW1
(1580) Betulia
desempenho de manobras
approximation maneuver
asteroids
(8567) 1996 HW1
(1580) Betulia
maneuvers performance
ResumoA exploração de asteroides é uma das fronteiras da ciência, engenharia e tecnologia espaciais. O domínio desse conhecimento e capacidade é uma chave tanto para o passado, para entender a formação do Sistema Solar e quiçá a origem da vida, quanto para o futuro, para que o espaço torne-se mais acessível à humanidade. O desafio imposto a uma espaçonave de se locomover em trajetória interplanetária, aproximar-se de um asteroide, pousar, realizar operações e decolar, podendo levar consigo amostras, é central nessa discussão e parte do contexto deste trabalho. O objetivo foi estudar manobras de aproximação entre uma espaçonave e os asteroides (8567) 1996 HW1 e (1580) Betulia, avaliar o uso de incrementos de velocidade em busca de manobras mais eficientes, mapear condições propícias para pouso e demonstrar a aplicabilidade dessas por meio de simulações determinadas por um procedimento de cálculo de manobras proposto. O simulador Spacecraft Trajectory Simulator foi a ferramenta base para os estudos, por meio do qual os resultados foram produzidos. Os resultados mostraram o uso de incrementos de velocidade no controle de trajetória das manobras de aproximação. Também foi proposta uma definição de condições propícias para pouso, que permitiu a construção dos mapas dessas condições para cada asteroide, que foram demonstrados por simulações planejadas de acordo com um procedimento de cálculo de manobras proposto. Os mapas de condições propícias para pouso levaram a uma conclusão potencialmente útil para economia de combustível em missões de pouso em asteroides. ABSTRACT: The exploration of asteroids is one of the frontiers of space science, engineering, and technology. Mastering this knowledge and capability is key both to the past, for understanding the formation of the Solar System and possibly the origin of life, and to the future, for making space more accessible to humanity. The challenge posed to a spacecraft to navigate an interplanetary trajectory, approach an asteroid, land, perform operations, and take off, potentially carrying samples, is central to this discussion and part of the context of this work. The objective was to study approaches between a spacecraft and the asteroids (8567) 1996 HW1 and (1580) Betulia, evaluate the use of velocity increments in search of more efficient maneuvers, map landing conducive conditions, and demonstrate the applicability of these through simulations determined by a proposed maneuver calculation procedure. The Spacecraft Trajectory Simulator was the basic tool for the studies, through which the results were generated. The results showed the use of velocity increments in trajectory control during approach maneuvers. A definition of landing conducive conditions was also proposed, allowing the construction of maps for each asteroid, demonstrated through planned simulations according to the proposed maneuver calculation procedure. The maps of landing conducive conditions led to a potentially useful conclusion for fuel efficiency in asteroid landing missions.
ÁreaETES
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originais/@4primeirasPaginas.pdf 09/05/2024 15:28 175.2 KiB 
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4. Condições de acesso e uso
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5. Fontes relacionadas
Repositório Espelhourlib.net/www/2021/06.04.03.40.25
Acervo Hospedeirourlib.net/www/2021/06.04.03.40
6. Notas
Campos Vaziosacademicdepartment affiliation archivingpolicy archivist callnumber contenttype copyholder creatorhistory descriptionlevel dissemination doi electronicmailaddress format group isbn issn label lineage mark nextedition nexthigherunit notes number orcid parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress resumeid rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarymark session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype url versiontype year
7. Controle da descrição
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